Prefeito de Aracaju lança projeto Praia pra Todos

Com o objetivo de democratizar o acesso à praia das crianças e adolescentes com deficiência, especialmente cadeirantes, para participarem de atividades esportivas e recreativas, foi lançado no dia 17 desse mês o projeto “Praia para Todos” da capital de Sergipe.

Todos os sábados, das 8h às 12h, no bar Solarium na Praia da Aruana, Bairro Mosqueiro, em Aracaju (SE), o público vai ser acompanhado por profissionais e monitores capacitados. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Juventude e Esporte, com o governo estadual, o Ministério Público Estadual, universidades, conselhos das pessoas com deficiência e a organização Estrelas do Mar, pioneira na realização das atividades de inclusão na praia.

O prefeito se comprometeu em criar as melhores condições possíveis para o sucesso da iniciativa. “Vamos trabalhar para fazer mais. Vamos inserir na dotação orçamentária da Secretaria de Esporte os recursos para que, todo ano, a gente compre mais material, e melhore, cada vez mais, este projeto. Como a praia de Aracaju, te uma faixa grande de areia, vamos estudar a possibilidade de construção de uma rampa para facilitar o acesso ao mar”, anunciou. “Este evento marca o início das comemorações do aniversário da nossa cidade”, complementou Edvaldo, que acompanhou o início das atividades.

Prefeito de Aracaju lança projeto Praia pra Todos

“Maior e melhor do país”

Responsável pela organização Estrelas do Mar e idealizador do projeto, Byron Silva afirmou que o apoio da prefeitura e dos órgãos parceiros assegura o direito das pessoas com deficiência. “Estou muito feliz em ver que esta iniciativa, que nasceu do empenho de alguns cidadãos voluntários, se transforma agora num projeto maior, com a participação de vários parceiros e com o aporte financeiro através da compra de equipamentos, que dão as condições para o banho de mar assistido. Agora, qualquer pessoa, inclusive aquela com deficiência, terá seu direito assegurado”, disse.

Para ele, o projeto de Aracaju já nasce como “o maior e melhor do Brasil”. “Mesmo com as dificuldades, a prefeitura entrou no projeto. Este dia vai ficar marcado na nossa história”, reforçou. De mesmo modo, a promotora Berenice Andrade, representante do Ministério Público, reconheceu a importância da iniciativa da administração de Edvaldo Nogueira. “É motivo de muita alegria e eu faço um pedido ao prefeito para que transforme o projeto numa política de governo do município”, afirmou.

A Secretaria de Juventude e Esporte de Aracaju é a responsável por toda a coordenação de ações efetivas, fazendo toda a intermediação e planejamento com as entidades envolvidas. “O programa está no nosso planejamento estratégico, coordenado e orientado pelo prefeito, tratado assim como prioridade na secretaria. O nosso objetivo é dar maior abrangência a uma experiência que já existia com a organização estrela do mar. Contamos, dentro da prefeitura, com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e com a Secretaria da Assistência Social. É muito gratificante para nós. O banho de mar pode ser uma coisa simples para nós, mas para estas pessoas é algo de grande valor”, afirmou o secretário da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho.

Investimentos do projeto

No projeto foram investidos R$ 67,7 mil, a prefeitura adquiriu e doou para o projeto 30 pranchas de body board (15 delas adaptadas), 10 cadeiras de rodas anfíbias, 50 camisas com proteção ultravioleta e protetor solar. No evento de lançamento, na Praia da Aruana, Edvaldo garantiu que haverá dotação orçamentária específica para a manutenção do programa.

“O lançamento deste programa, que é a garantia de aporte financeiro para um projeto que já vinha sendo realizado de forma voluntária, demonstra, na prática, aquilo que está no nosso planejamento estratégico, que é tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa”, afirmou o prefeito.