Centro de Atendimento ao Turista em Aracaju

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Aracaju.

Aracaju é um município e capital do estado de Sergipe, no Brasil. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com a estimativa de 2014, sua população é de 623 766 habitantes.

Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, o número passa para 912 647 habitantes. Apesar de ser a menos populosa das capitais nordestinas, sua localização perfaz como importante ponto estratégico enquanto centro urbano, econômico, cultural e político para o país.

É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro , como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do país, exemplo nacional na consideração de ciclovias nos projetos de deslocamento urbano e é considerada a capital do país com menor índice de fumantes, segundo o Ministério da Saúde.

Em consonância em ser reconhecida como A Capital da Qualidade de Vida vem ganhando destaque o inovador sistema de deslocamento urbano chamado de Caju Bike.

Trata-se de plataformas com bicicletas espalhadas no decorrer da cidade, onde se pode utilizá-las para prática de atividade física mas também como meio de transporte limpo e eficiente. Neste último caso, propicia importante integração modal entre os principais terminais de ônibus, nas imediações das principais faculdades e áreas de lazer da cidade. Todas essas coisas atraem milhares de turistas a Aracaju durante o ano todo.